Diversos países elegeram o mês de dezembro para expandir a conscientização e prevenção na luta contra o vírus HIV, que surgiu pela primeira vez em 1981. O Dezembro Vermelho traz como símbolo uma fita vermelha e é uma campanha marcada pela mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), com foco na prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
No início dos anos 80 a humanidade se deparou com uma doença que, naquela época era inexplicável, causando a morte de milhares vidas, deixando um rastro de preconceito e desinformação. Hoje o diagnóstico precoce somado aos avanços científicos, na descoberta de retrovirais, o acesso aos medicamentos, permite às pessoas com a doença viverem uma vida mais saudável com melhor qualidade.
Mesmo diante de tanto progresso ainda é preciso lembrar que a Aids não tem cura e por isso que este mês dezembro é dedicado a mobilizações e ações, como forma de conscientização e de estímulo ao aumento nas medidas de prevenção, tratamento e cuidados com os indivíduos que convivem com o vírus HIV.
Cannabis no tratamento da Aids/HIV
Cannabis pode ser indicada para aliviar os sintomas da doença, sua prescrição pode atuar como coadjuvante no tratamento padrão da Aids/HIV. Sua atuação é reconhecida pelos médicos na estimulação do apetite, suprimindo as náuseas, que podem ser causadas pelos medicamentos, na ansiedade e depressão e também alivio nas dores. Estudos recentes indicam que a cannabis pode até tratar o HIV diretamente, reduzindo a carga viral, ajudando a retardar a progressão da doença (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4363114/ e https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4363114/) . Saiba como prescrever e orientar adequadamente seus pacientes. Se inscreva no nosso Curso de Prescrição e Acompanhamento Terapêutico em Cannabis Medicinal!
https://www.manole.com.br/curso-de-prescricao-e-
acompanhamento-terapeutico-em-cannabis-medicinal/p