Quais são as recomendações para iniciar o tratamento?

Por
Instituto Anandamida
 ·  14 de julho  ·  1min11s de leitura
Image

A terapêutica com a cannabis medicinal deve ser individualizada, ou seja, tratada caso a caso com um profissional médico capacitado a prescrever. Os fitocanabinoides têm potencial terapêutico para diversas doenças com efeitos anti tumorais (antineoplásicos), anti inflamatórios, analgésicos, neuroprotetores, ansiolíticos, antidepressivos, anticonvulsivantes, promove a neuroplasticidade cerebral e reduz o estresse.

Existem grupos de risco que não devem usar derivados de canabinóides, são eles: Gestantes e Lactantes; Menores de 25 anos e Pessoas com transtornos psicóticos (Esquizofrenia, Transtorno Bipolar dentre outros). 

Porém entende-se que as indicações devem ser individualizadas e avaliadas se os benefícios superam os riscos nessas situações. Como acontece geralmente com o Autismo e Síndromes genéticas  (maioria dos diagnósticos são feitos na infância), ou câncer que pode se desenvolver em qualquer idade. Busque apoio de um especialista em terapêutica canábica para sanar suas dúvidas. 

Segundo protocolo canadense a lista de problemas de saúde é a seguinte: Adjuvante nos Cuidados paliativos de pessoas com Câncer e AIDS (náuseas, vômitos, dor, anorexia, caquexia), Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica, Paralisia por dano da coluna espinhal, Epilepsia, Dor aguda e crônica, Dor neuropática, Enxaqueca, Artrite reumatóide, Artrose, Fibromialgia, Osteoporose, Doença de Parkinson, Doença de Huntington, Síndrome de Tourette, Glaucoma, Asma, Ansiedade, Depressão, Insônia orgânica, Esquizofrenia, Transtorno Bipolar, Redução de danos de drogas (Álcool, Tabaco, etc), Demências, Doença de Alzheimer, Psoríase, Dermatites, Síndrome do intestino irritável, Doença de Crohn, Colite ulcerativa, Hepatites, Síndrome metabólica, Pancreatite, Obesidade, Hipertensão arterial e Diabetes mellitus. 

Referência: https://www.canada.ca/content/dam/hc-sc/documents/services/drugs-medication/cannabis/information-medical-practitioners/information-health-care-professionals-cannabis-cannabinoids-eng.pdf